TOA – Fundação

O fundador da empresa TOA, sr. Tsunetaro Nakatani, nasceu em 10-08-1890, na cidade de Takasago, Japão, único filho na família, com mais 6 irmãs.

Na juventude, alistou-se no exército, no 39° regimento de infantaria em Himeji. Ele planejava seguir carreira como fotógrafo ou pintor, assim que terminasse o serviço militar. No entanto, seus planos mudaram quando faleceu seu cunhado, que era proprietário de uma fábrica em Senba, Osaka, forçando Tsunetaro a desistir de seus sonhos. Começou a trabalhar com sua irmã, no lugar de seu cunhado, até que a irmã se formasse na universidade e pudesse cuidar dos negócios sozinha. Tsunetaro costumava dizer ao seu filho Taro: “A felicidade do homem reside no fato de que ele pode fazer o trabalho que ele ama com todas as suas energias“. Talvez, Tsunetaro dizia isso na esperança que seu filho nunca experimentasse o mesmo destino do pai.

Na época em que sua irmã tomou a frente dos negócios na fábrica, Tsunetaro encontrou um jovem engenheiro, durante suas viagens, época em que ele estava interessado em aprender mais sobre como fabricar microfones. Subitamente ele encontrou o que gostaria de fazer. Mudou-se para a cidade de Kobe, onde em setembro de 1934 fundou a empresa TOA Electric Manufacturing Co., Ltd. e começou imediatamente a fabricar microfones.

“Extraído e resumido a partir do livro corporativo intitulado “Continuity Is Strength”, escrito pelo sr. Taro Nakatani (in memorian).
Clique neste link e leia mais sobre a história TOA em ordem cronológica.
CURIOSIDADE – Qual a origem do nome TOA?
Originalmente, o nome da empresa era “東亜特殊電機株式会社”, escrito em japonês. A pronúncia seria “Toa Tokushu Denki Kabushikigaisha”. Decompondo o nome total, temos o seguinte:   
” 東亜 ” significa “Ásia”
” 特殊 ” significa “Fabricado”
” 電機 ” significa “Eletrônicos”
” 株式会社 ” significa “Corporação”  
Em 1989, a empresa gostaria de iniciar atividades comerciais em outros países e utilizar o nome escrito em japonês e com tantos caracteres dificultaria para estrangeiros entenderem o nome da empresa e repetir o mesmo. Então, resumimos o nome aproveitando apenas a primeira parte e convertendo para TOA, uma vez que a pronúncia total do nome original era  “Toa Tokushu Denki Kabushikigaisha”.  

É correto pronunciar o nome da empresa falando cada letra individualmente (T.O.A.)
80th_logo_copy_English