Toyota-Unidade Porto Feliz-SP-Brasil

toyota-factory

A montadora japonesa Toyota, presente com fábricas no Brasil desde 1958, inaugurou em Maio de 2016 sua fábrica de motores em Porto Feliz (SP). O moderno complexo, construído em um terreno de 872.500 m² com investimento de R$ 508 milhões, tem capacidade de produzir 108 mil motores por ano para as versões “hatch” e sedã do compacto Etios (veículos que são montados na fábrica de Sorocaba-SP).
Com as novas instalações, a Toyota reforça seu compromisso de contribuir para a sociedade e para a economia do Brasil e da América Latina, sempre produzindo veículos com mais qualidade.

Este novo polo Toyota oferece a mais avançada e inovadora tecnologia de processos de produção, com elevado grau de automação industrial e máquinas de alta precisão.
A fábrica foi construída para ser flexível, tendo terrenos anexos para expansão imediata da produção, quando for necessário, obviamente gerando ainda mais empregos na região.

Preocupada não apenas com a qualidade dos motores produzidos, mas também com o conforto e segurança dos 320 colaboradores que atualmente perfazem o quadro de funcionários, a Toyota buscou apoio de outra empresa japonesa, TOA Corporation, para definição do sistema de voice alarm, chamadas via voz e evacuação via voz. Instalado com maestria pela empresa Mairiden (Mairiporã-SP), o sistema TOA VM-3000 é o coração da solução de sonorização, juntamente com uma interface TOA N-8000AF, que opera como temporizador, disparando músicas diárias, que são a referência aos colaboradores em relação a certas atividades que precisam ser executadas no cotidiano. O temporizador está sincronizado com o servidor da Toyota, para que não haja falhas nos disparos de alarmes sonoros, evitando prejudicar a produção e o bom andamento das atividades.

Quando montam fábricas em outros países, empresas japonesas como a Toyota e TOA Corporation exportam para outros países sua tecnologia e métodos organizacionais, de comprovada eficiência. Sendo assim, a qualidade de som na fábrica precisa ser impecável e com alta inteligibilidade. Desta maneira, para garantir a operação diária da fábrica em Porto Feliz, são utilizados vários tipos de sonofletores TOA instalados em galpões, áreas de produção, refeitório, escritórios e áreas comuns, contando com arandelas PC-648R, falantes pendente PE-304, cornetas SC-615M, caixa de parede BS-633AT e falantes PJ-100W.

TOA Corporation se orgulha em estar presente neste novo empreendimento Toyota, marca que é referência de qualidade quando se fala em automóveis.

Para conhecer detalhes sobre a nova fábrica Toyota, visitem o site oficial, clicando neste link.

Texto autorizado em 28 de setembro de 2016 por Marcelo R. Aguiar, Group Leader-
Facilities -Toyota do Brasil LTDA