esporte barcelona

A história do Futebol Clube Barcelona

Nos posts anteriores, falamos sobre Sevilla FC , Real Madrid e Atlético de Madrid . Com a história do Fútbol Club Barcelona continuamos a série dedicada a aprender mais sobre a história dos principais clubes de futebol espanhóis.

As origens conhecidas do futebol em Barcelona remontam a cerca de 1890, devido à presença de trabalhadores britânicos dos setores têxtil e marítimo na cidade de Barcelona. Os britânicos, inventores da vela e do remo, juntaram-se ao Royal Yacht Club. Alguns de seus membros começaram a mostrar algum interesse por um esporte ainda desconhecido na Espanha, como o futebol. Após um rápido aprendizado, em 25 de dezembro de 1892, foi disputada sua primeira partida documentada na imprensa. No início de 1893, a frequência das festas aumentou notavelmente. O normal eram os encontros entre as equipes britânica e do Barcelona. Estes, passaram a levar o futebol mais a sério.

Promoção exclusiva de camisetas do barcelona preta away 2021 original. Confira essas e outras ofertas no site!

Como resultado, no outono de 1893, foi criado o Barcelona Foot-ball Club, um clube misto anglo-espanhol. Essa equipe quase desapareceu nos anos seguintes. Não foi até 1899, quando um grupo de pessoas, liderado pelo suíço Hans Gamper, criou uma associação de futebol. O Helvetian publica em 22 de outubro, no semanário Los Deportes, um anúncio para recrutar jogadores. Gamper é relativamente bem sucedido em conseguir que vários jogadores britânicos e alguns barceloneses se inscrevam. Isso foi o suficiente para fundar o Football Club Barcelona em 29 de novembro.

Começos da história do Futbol Club Barcelona

esporte barcelona 1
Little boys playing football on field

A estreia do time acontece no dia 8 de dezembro, no velódromo Bonanova, contra um time da época popularmente conhecido como Clube Inglês. O encontro serve para promover a passagem de equipas britânicas para o Foot-ball Club Barcelona, ​​acedendo a dez destes. Em 18 de setembro de 1900, o FC Barcelona inaugurou o Campo de Casanovas, abandonando o Velódromo Bonanova, que dividia com o Catalá FC.

Até a Guerra Civil

Em 1901 ele ganha a Copa Macaya, seu primeiro título. Os torcedores do Barcelona cresceram até 5 de janeiro de 1903, quando se registraram no Registro de Associações para formalizar sua situação no Governo Civil. Nesse mesmo ano conquistaram o Campeonato Regional. Em 1909 mudou-se para o Campo de la calle Industria.

Camisas de time em promoção sempre!

Em 1910 a Federação Espanhola divide-se em duas e o FC Barcelona passa a fazer parte da União de Clubes, vencendo a Taça Final nessa época. Eles vencem este torneio novamente em 1912 e 1913. Até então eles já são a equipe dominante na Catalunha.

No início dos anos vinte, chegaram ao clube grandes jogadores, como Ricardo Zamora ou Samitier, entre outros. É o início do profissionalismo. Enquanto isso, o Campo de la calle Industria permaneceu pequeno e em 24 de maio de 1922 foi inaugurado o Campo de Las Corts. Naquela década, eles ganharam cinco campeonatos da Copa del Rey. Na temporada 28/29 é disputada a primeira Liga, sendo o FC Barcelona o campeão.

Os anos 30 são desastrosos do ponto de vista esportivo e social. Gamper se suicida e chegam grandes crises institucionais e econômicas, devido ao fato de que a massa social é notavelmente reduzida. A nível desportivo, apenas dois campeonatos catalães foram alcançados, afastando-se na Liga de fazer algo grande.

Quando a Guerra Civil chega, o clube está em uma situação difícil, que a guerra vai piorar. Em 1939 tinha apenas 2.500 membros e foi rapidamente tomado por autoridades próximas ao Regime. O primeiro trabalho é preparar um modelo de garantia, mas a pressa faz com que ele não seja alcançado.

De 1940 a 1979, sucessos e fracassos são alcançados

Na temporada 40/41, o clube iniciou uma tímida recuperação social e esportiva. Agora é renomeado Club de Fútbol Barcelona e em seu escudo a senyera é substituída por cinco colunas vermelhas e brancas. O primeiro sucesso da década na liga foi alcançado na Liga 44/45. Além disso, vencerá as das temporadas 47/48 e 48/49. Em 1949 recuperou a senyera no seu escudo, e foi neste ano que nasceram as secções de andebol e hóquei em patins.

Em meados dos anos cinquenta, a RFEF autorizou a contratação de estrangeiros. Isso favorece os dois clubes mais poderosos, que já eram o CF Barcelona e o Real Madrid CF, e desde então eles começaram a conquistar sua supremacia em títulos. O Barcelona praticamente contratou Di Stefano, mas no final ele acabou ficando com o time rival. Então ele assinou Kubala. É também a vez de Ramallets, Basora e Luís Suárez, entre outros.

O clube conquista quatro Ligas, e nas demais luta por elas até o fim. Na Copa Generalíssimo conquistou cinco títulos. Devido aos sucessos esportivos seu hobby cresce consideravelmente. Por esta razão, o Campo de Las Corts permanece pequeno, inaugurando o Camp Nou em 24 de setembro de 1957.

Nos anos sessenta, uma nova crise de resultados chegou. Nenhuma Liga é ganha. Apenas a Copa das Feiras de 1960 e as Copas da Espanha de 1963 e 1968. Algo semelhante aconteceu na década de 1970. Apenas a Liga 73/74 foi alcançada, com Johan Cruyff como protagonista principal e duas Taças de Espanha. Dois títulos foram conquistados na Europa: a Copa das Feiras de 1971 e a Eurocopa de 1979. Além disso, em 1973 o nome original de Fútbol Club Barcelona foi recuperado e em 1978 Josep Lluís Núñez chegou como presidente.

Núñez e os anos de estabilidade

Nos anos oitenta há novamente sucessos e decepções. Na Espanha, apenas a Liga 84/85 foi conquistada, com Schuster como estrela, e três Copas del Rey. Também foram conquistadas duas Taças da Liga espanhola, competição promovida por Núñez. Na Europa são conquistadas duas Taças das Taças, a de 1982 e a de 1989.

Desta etapa destacam-se Zubizarreta, Urruticoetxea, Carrasco, Alexanko e Lineker. Mas a grande estrela do momento é Maradona, que não conseguiu mostrar todo o seu potencial porque se machucou durante sua breve estadia. Neste momento o clube passa por uma grande revitalização econômica e ultrapassa os cem mil sócios.

O início dos anos noventa será o mais almejado pelos catalães, até a chegada de Guardiola como técnico. Essa equipe será chamada de Dream Team. Cruyff chegou ao banco em 1988 e com ele foram conquistados quatro campeonatos consecutivos, de 91 a 94. Jogadores como Koeman, Romário, Laudrup, Stoichkov ou o próprio Guardiola, venceram a primeira Taça dos Campeões Europeus, em 1992, em Londres e contra a Sampdoria, com um gol de falta bem lembrado do holandês Ronald Koeman. Este ciclo brilhante terminará na final da Taça dos Campeões Europeus contra o AC Milan, onde perderá por um retumbante 0-4.

Depois do sucesso vem outra nova crise social e esportiva. O clube só alcançará duas novas Ligas, sob as ordens de Bobby Robson e Van Gaal, respectivamente. Na Copa del Rey são obtidas três medalhas de ouro. Na reta final da década, jogadores como Guardiola, Figo ou Rivaldo são suas estrelas.

Renúncia de Núñez e chegada de Laporta

Na temporada 00/01, Núñez renuncia e Joan Gaspart o substitui. Com ele, instala-se a pior crise da história recente do Fútbol Club Barcelona. Os títulos não chegam e as contratações não saem como o esperado. Após sucessivas mudanças a nível desportivo e social, chega Joan Laporta. Com ele, uma nova era de calma e sucesso se impõe.

Frank Rijkaard está contratado e os bons resultados logo chegam. Jogadores como Deco, Eto’o ou Ronaldinho são contratados. Jogadores caseiros estão começando a ser mais usados, como Puyol, Iniesta e Xavi. Estes venceram as Ligas 04/05 e 05/06 e a Liga dos Campeões nesse mesmo ano em Paris numa final muito disputada contra o Arsenal de Arsene Wenger.

Sim, nós da BR Aesthetics nos importamos muito com vocês!

PBase para os mais chegados em um contato mais rápido.

Em nosso Telegra.ph podem ver os últimos trabalhos da equipe e muito mais com camisas da NBA.

Vingle Net e Vn também estão ai para nos ajudar!

Conte conosco sempre que precisar!

Deixamos abaixo também, uma maneira bacana de trocarmos algumas imagens através do fórum 500px junto ao Apsense da BR Aesthetics

Da Era Guardiola aos nossos dias

Guardiola chegou ao banco na temporada 08/09 e com ele foram obtidos os melhores resultados da história do Fútbol Club Barcelona. O Sextete é alcançado, sendo o primeiro clube do mundo a alcançá-lo, e o único até agora. Além disso, uma grande exibição de futebol é criada. Alguns dos nomes próprios desta época são Messi, Xavi, Iniesta, Busquets, Henry ou Dani Alves.

Guardiola permanece no comando do clube do Barça até 2012, alcançando conquistas importantes como a Liga dos Campeões de 2009 contra o Manchester United em Roma e mais 2 ligas. Tito Vilanova (seu segundo até aquele ano), assume e a equipe mantém um bom nível, vencendo a Liga. Na Liga 13/14, Tata Martino substituiu o doente Tito, com quem só conquistou a Supertaça de Espanha, sendo substituído no ano seguinte por Luis Enrique.

Os métodos do asturiano, com rotações constantes, não agradam ao elenco, incluindo Messi. No entanto, o clube ganhou a Liga, Copa e Liga dos Campeões naquela temporada. Até hoje é a única equipa que consegue dois triplos. A temporada seguinte também não foi ruim. A Supercopa da Europa, a Liga e a Copa del Rey foram conquistadas.

Em 2017 Ernesto Valverde chega ao banco. Ele recebe o dobro em seu primeiro ano. A temporada 2018-19 começa com a conquista da Supercopa da Espanha. O campeonato da liga também é conquistado (campeonato que o FC Barcelona venceu 8 vezes nas últimas 13 temporadas). Mas, as contínuas decepções na principal competição continental, somadas à recente eliminação da Supercopa da Espanha disputada na Arábia Saudita, levaram à demissão de Ernesto Valverde. O seu substituto tem sido Quique Setién, com quem espera conseguir um melhor jogo e a tão esperada sexta Liga dos Campeões.

Curiosidade: por que seus fãs são chamados de culés?

É muito comum ouvir o termo culé para se referir aos torcedores do Barça, mas de onde vem esse termo? Como vimos anteriormente, na década de 1920 o clube jogava no campo localizado na Calle de la Industria. A torcida cresceu tanto que o pequeno estádio ficou lotado. Por isso, alguns torcedores começaram a ficar de pé nas paredes ao redor do campo. Assim, a imagem que os transeuntes viam, quando circulavam pela periferia do estádio, era a das nádegas dos torcedores sentados no muro. A partir desse momento começaram a ser conhecidos em catalão como “culers”. Ou seja, aqueles que mostram o “cul” (cu). A pronúncia de ‘culers’ em catalão é ‘culés’, daí o apelido.

Como qualquer grande marca, o clube Barça tem uma grande variedade de produtos com sua imagem que são vendidos em praticamente qualquer lugar do planeta. No nosso site pode encontrar os modelos mais recentes de mochilas e estojos FC.Barcelona , ​​bem como os de épocas anteriores com grandes descontos. Se você é um grande fã do time culé, aproveite e vista-se com as cores do seu time favorito.

Conheça algumas de nossas redes sociais abaixo:

Fique por dentro de tudo através de nossas revistas do esporte, através de nossos perfis do Seed And Spark compartilhamos todas as novidades da marca.

Sempre estamos buscando inovar, então deixamos aqui também algumas dicas para um canal para download de musicas para treinar em nosso zippyshare.

Buscamos estar de acordo com a comunidade, por esse motivo sempre estamos de olho no Pearl Trees, nosso perfil é atualizado todos os dias.

Debates quentes acontecem todos os dias em nosso Intense Debate.

Hatena da BR Aesthetics para dúvidas rápidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.